quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tutorial CRUD na linguagem C


É muito comum no mundo da programação, nos depararmos com esse termo: CRUD! 
CRUD  em inglês significa Create, Read, Update e Delete, que traduzindo para o nosso português quer dizer: inserir, alterar, consultar e deletar. Nesse tutorial vou mostrar como desenvolver um CRUD na linguagem C.  
Logo abaixo está os critérios que o CRUD segue:

O Crud deverá ter uma estrutura para representar os dados de um aluno, com: matrícula de tipo inteiro, nome de tipo string, endereço do tipo string, data de nascimento de tipo data e disciplinas do tipo disciplina. O tipo data deve ser definido como uma estrutura com os membros dia, mês e ano de tipo inteiro. O tipo disciplina também deve ser definido como uma estrutura com nome do tipo string, professor do tipo string e notas como sendo um vetor de 3 floats para armazenar as notas do aluno naquela disciplina. Com essa estrutura vamos fazer as seguintes operações:

1 - Criar um vetor de 20 posições para armazenar o cadastro de alunos, ou seja, será permitido apenas 20 cadastros.
.
2 - Criar uma variável fim que demarcará a última posição atualmente preenchida em seu cadastro de alunos.

3 - Criar um menu através de uma função onde o usuário possa escolher entre as funções de cadastrar aluno, excluir aluno, alterar aluno, buscar aluno, listar todos os alunos, listar aluno de determinada disciplina, listar alunos aprovados e sair. 

4 - O usuário poderá escolher as opções qualquer quantidade de vezes. Somente ao escolher a opção sair o programa deve ser finalizado.

5 - Quando a opção cadastrar aluno for escolhida, leia todos os dados de um aluno e o inclua na primeira posição livre do vetor. A variável fim deve ser aumentada de um.

6 - Se já houver vinte alunos cadastrados (limite do nosso vetor), o programa deverá mostrar a mensagem “Impossível cadastrar. Você já fez os 20 cadastros”.

7 - Quando a opção excluir aluno for escolhida, o programa deverá solicitar a posição que o usuário deseja excluir. Caso a opção esteja preenchida com um aluno no vetor, todos os elementos, a partir daquela posição para frente devem ser “puxados” uma posição para trás, para refletir a exclusão. A variável fim deve ser reduzida de um. Caso contrário, deverá ser exibida a mensagem “Impossível excluir. Posição inválida”.

8 - Quando a opção alterar aluno for escolhida, o usuário deverá escolher a posição a alterar. Caso esta posição esteja preenchida com os dados de um aluno, o programa deverá mostrar os dados atuais e pedir para o usuário digitar novamente todos os dados para aquele aluno. Caso contrário, deverá mostrar a mensagem “Impossível alterar. Posição não preenchida”.

9 - Quando a opção buscar aluno for escolhida, o programa deverá solicitar ao usuário o nome a procurar. Após isso, o programa irá buscar, entre os aluno cadastrados, um com nome procurado (ou parte dele). Caso encontre, deverá mostrar todos os dados desse aluno. Caso contrário, deverá exibir a mensagem “Aluno não encontrado”.

10 - Quando a opção listar todos os alunos for selecionada, o programa deve exibir todos os dados de todos os alunos cadastrados até o momento. Se nenhum funcionário estiver cadastrado, deverá exibir a mensagem “Nenhum funcionário cadastrado”.

11 - Quando a opção listar alunos de determinada disciplina for selecionada, o programa deve solicitar ao usuário o nome de uma disciplina e procurar e mostrar, entre os alunos cadastrados, os que estejam naquela disciplina. Liste todos os alunos com as respectivas notas, médias e resultados finais (AM para média >= 7, EF para 7 < média >= 4 e RN para média < 4). Caso não encontre nenhum, mostrar a mensagem “Nenhum aluno encontrado para a disciplina procurada”.

12 - Quando a opção listar alunos aprovados for selecionada, o programa deverá procurar os alunos cadastrados que possuem como média (soma das 3 notas na disciplina dividida por 3) um valor maior ou igual a 7. Caso não seja encontrado nenhum aluno, mostrar a seguinte mensagem: “Nenhum aluno aprovado encontrado”.

13 - Quando a opção sair for escolhida, o programa deverá finalizar.

Agora vamos começar desenvolver o CRUD. Se desejar assistir os vídeos pelo youtube é só acessar o Meu Canal do Youtube. Ahh, não se esqueça de se inscrever para receber as minhas atualizações. Obrigado!

Obs: O CRUD não tem alocação de memória!

1º vídeo - Esse vídeo fala sobre os critérios do CRUD, que foram citados acima.



2° vídeo - Esse vídeo mostra as estruturas utilizadas pelo CRUD.



3º vídeo -  Criando o menu do CRUD.



4º vídeo - Criando as funções: inicia, cadastrar e verificaLista.


5º vídeo - Alterando a função verificaLista e terminando a função cadastrar.


6° vídeo -  Criando a função exibir todos os alunos.


7º vídeo - Mostra como as funções cadastrar e exibir todos os alunos são utilizados!




8º vídeo - Mostra como criar a função para

 exibir apenas os alunos aprovados.

 

# Compartilhar :

1 comentários:

avatar

Cadê os vídeos ensinando a alterar e excluir aluno?